Tudo passa, tudo sempre passará.

Passei uma tarde de nostalgia nessa sábado, revendo fotos de momentos importantes, que marcaram a minha vida. E as fotos me fizeram recordar um outro tanto de momentos e emoções não registrados.

Não vivo no passado, mas relembrá-lo e revivê-lo de vez em quando é uma forma eficaz de deixar claro pra mim mesma que TUDO PASSA. Alegrias, tristezas, crises, realizações…. tudo é momentâneo e pequeno quando colocado sob a perspectiva do tempo e do universo.

Em fases de crise e de mudanças, como agora, é importante ter isso em mente. Os obstáculos se tornam menores, e as ilusões também. Aí, delicadamente coloco os pés no chão, ainda que a cabeça esteja voando por aí. Percebo a importância de, de quando em vez, mudar a perspectiva da vida, dos problemas, dos momentos. “A vida vem em ondas, como o mar…. num ‘indo e vindo’ infinito”.

Mais do que nunca, tenho sentido a necessidade de me espiritualizar. Agnóstica que sou, não estou falando do culto a um deus ou de conduta religiosa, mas sim de transceder o aqui e agora ou o meu próprio umbigo e me perceber como uma pequena parte de um todo, que é o universo, a natureza, o “divino”…. e, então, agradecer por estar aqui, por estar viva e por ter força, saúde, perspicácia e inteligência para conduzir a vida e minhas decisões. Agradecer pelas conquistas, pelo aprendizado, por tudo que passou e que me fez ser quem eu sou hoje, mulher forte e inteira.

Vivo, aqui e agora, sorrindo pro passado e pro futuro… com a certeza de que a vida não é fácil, mas é uma delícia.

Anúncios

2 comentários sobre “Tudo passa, tudo sempre passará.

  1. vc é uma grande cronista,parabéns!desculpe sem querer acabei lendo alguns dos seus textos..sem ser piegas ou repetitiva vc consegue desnudar a alma,mostrar uma realidade fria e realista da solidão íntima em que as pessoas sensíveis e inteligentes e intelecctualizada,coisa rara em um mundo de pessoas abobalhadas e fúteis ..

    Curtir

  2. Douglas, agradeço pelas palavras de carinho e apoio. Mais ainda, agradeço por tirar parte do seu tempo para ler meus textos. Ainda que eles sejam pessoais e íntimos, é sempre bom quando alguém os lê e se identifica com eles.
    Um abraço.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s